segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Localização da Moita

O concelho da Moita ocupa uma área de cerca de 55Km2, na qual se incluem 1100 hectares do domínio público marítimo e uma vasta frente ribeirinha com mais de 20Km de extensão. É marginado a norte pelo Rio Tejo e limitado administrativamente pelos concelhos do Montijo, Palmela e Barreiro. Encontra-se dividido em seis freguesias: Moita, Alhos Vedres, Baixa da Banheira, Vale da Amoreira, Sarilhos Pequenos e Gaio - Rosário.
A vila da Moita fica situada num esteiro do Rio Tejo. O rio marcou profundamente a vida da população desta localidade e foi durante muitos anos, até à construção da ponte 25 de Abril, o meio de comunicação mais fácil para o transporte de produtos agrícolas da região para a capital.
Os seus habitantes eram simultaneamente agricultores e pescadores. O rio era o seu meio de subsistência e a via fluvial o único meio de combater o isolamento em relação aos grandes centros urbanos.
O progresso da rede viária veio modificar os hábitos da população ribeirinha desta vila. No entanto, verificam-se ainda dificuldades a nível das acessibilidades, pois os transportes públicos são escassos.

1 comentário: