segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Moita

A HISTÓRIA DA MOITA

A vila da Moita teve origem num pequeno grupo de pescadores, salineiros e lenhadores que no ano 1300 se fixou (se juntou), a um dos esteiros na margem sul do rio Tejo. Hoje esta terra que se chama Moita, quando nasceu chamava-se “Mouta”.

No ano 1400 este lugar possuía já uma ermida, a ermida de S. Sebastião.

Em 1500, cem anos mais tarde, este lugar que se chamava “Mouta” foi elevado a freguesia e passou-se a chamar Moita; mas Moita nesta altura pertencia ainda a Alhos Vedros.

Em 1630 foi construída a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, com altares de talha dourada e azulejos muito antigos.

Como a Moita se situa muito perto de Lisboa atraiu muitas pessoas o que possibilitou um rápido desenvolvimento e foi então elevada a vila, no ano 1692, por D. Pedro II. Hoje fazem parte do concelho da Moita as freguesias de: Moita, Alhos Vedros, Gaio Rosário, Sarilhos Pequenos, Baixa da Banheira e Vale da Amoreira.

A Moita, assim como todas as terras, tem algumas tradições, as principais tradições da Moita são a feira Brava (Corridas de touros e largadas), que se realiza em Maio e a Festa em Honra da Nossa Senhora Boa Viagem (procissão) que se realiza em Setembro.

No rio Tejo, junto à Moita, desde há muitos séculos navegam fragatas, varinos e faluas.

A Moita tinha como principais actividades a pesca, a extracção de sal e a agricultura.

1 comentário: